Artigo

Liderança docente: desenvolvimento de instrumento de identificação de docentes-líderes

Resumo

O estudo adaptou e testou um instrumento para avaliar o perfil de liderança de docentes de um curso de Medicina Veterinária em uma universidade de São Paulo. Realizado por meio de um questionário estruturado em cinco domínios, validado por seis especialistas, o estudo identificou características de liderança presentes nos docentes e aspectos a serem desenvolvidos. As maiores deficiências relacionam-se ao relacionamento com estudantes, ao processo de ensino-aprendizagem e ao estímulo às competências humanísticas. Concluiu-se que o instrumento é uma ferramenta importante para identificar liderança docente e desenvolver programas de desenvolvimento profissional para os docentes.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Porto, Ana Carolina Rusca Correa | Pimenta, Maria Alzira de Almeida
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Sorocaba (Autora) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Patrocinadora) | Periódico Educação em Revista (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-4698
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/0102-469841229
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 41 (Educação em Revista)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição