Juventude negra: desafios para o ensino médio
RESUMO
Este livro reúne dados e reflexões sobre a implementação, monitoramento e avaliação de projetos educativos voltados à gestão escolar para equidade étnico-racial com foco na juventude negra. Para tanto, sua organização se estrutura em três eixos. O primeiro corresponde à interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades raciais e sociais. O segundo eixo está relacionado ao quadro de mudanças na atuação do Estado brasileiro em relação a esta temática, incentivadas pelas constantes proposição e reivindicação do movimento negro por políticas públicas comprometidas com a superação da discriminação racial, especialmente a partir da Constituição de 1988. O último eixo se relaciona com um projeto de gestão escolar que considere a diversidade étnico-racial como fundamental no trabalho pedagógico. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2019
- Organizador(es): Valter Roberto Silvério; Fabiana Luci de Oliveira; Tatiane Cosentino Rodrigues
- Autor(es): Silvério, Valter | Rodrigues, Tatiane Cosentino | Santos, Fernanda Vieira da Silva | Souza, Karina Almeida de | Oliveira, Fabiana Luci de
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de São Carlos (Realizadora) | Instituto Unibanco (Realizadora) | Baobá - Fundo para Equidade Racial (Realizadora) | Editora Intermeios (Editora)
- Identificadores: ISBN 978-85-8499-176-1
- Data de Acesso à Fonte: 25/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 125 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados