A escola é um importante difusor da lógica do poder disciplinar e do chamado sujeito da moral, o cidadão idealizado pelos padrões sociais. Comportamentos indisciplinados e violentos são considerados disruptores e são punidos com o rebaixamento. A indisciplina precisa ser vista como um movimento de crítica e questionamento à ordem estabelecida e gerar reflexão. Dessa experiência, a escola pode construir caminhos de diálogos e participação coletiva, de modo a favorecer o agenciamento de desejos.
Indisciplina e violência na escola: reflexões no(do) cotidiano
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2009
- Autor(es): Naiff, Luciene A. M.
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-6210
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4936
- Data de Acesso à Fonte: 23/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 07 páginas
- Edição: Volume 13; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição