Por meio de uma abordagem qualitativa, visa desconstruir o discurso que culpabiliza o aluno pelo fracasso escolar e mostrar que tal discurso mantém a ideologia burguesa. É preciso conhecer os sentidos relativos ao fracasso escolar ao longo da história da educação brasileira. Pensar estratégias relativas ao processo de escolarização do aluno em vez de culpabilizá-lo e problematizar as questões relacionadas ao fracasso escolar para romper com a atual prática de exclusão na escola.
“Ilustração” do povo! Descaminhos da escolarização
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2015
- Autor(es): Santos, Regina Lemes dos
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Londrina (Editora)
- Identificadores: ISSN 978-85-7846-319-9
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/APRENDIZAGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO%20HUMANO/ILUSTRACAO%20DO%20POVO%20DESCAMINHOS%20DA%20ESCOLARIZACAO.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 09/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas