Artigo

História oral e decolonialidade: perspectivas para os estudos sobre a formação e atuação de professores e professoras que ensinam/ensinaram matemática

Resumo

Este texto discute o uso e potencialidades da História Oral nos estudos sobre a formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil, além de abordar a dimensão histórica em relação ao processo de colonização e estudos decoloniais, interconectando temas como formação docente, história oral e educação matemática.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Silva, Heloisa da | Garnica, Antonio Vicente Marafioti
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de São Paulo ¨Júlio de Mesquita Filho¨ (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-4415
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a230267
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: v.39
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição