Este artigo discute a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise da educação no mundo contemporâneo. Estabelecem-se conexões entre as suas teses sobre a crise da educação e a crise política da modernidade. A primeira relaciona-se à introdução de abordagens educacionais psicopedagógicas, mantendo os jovens infantilizados, trazendo novos problemas políticos. Arendt discute "crítica" e "crise" e questiona "crise/reforma". Para ela, a crise educacional é oportunidade para reflexões críticas sobre a educação.
Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2010
- Autor(es): César, Maria Rita de Assis | Duarte, André
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a12.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Edição: Volume 36; Número 3