Artigo

Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro

Resumo

Em virtude do centenário do nascimento de José Querino Ribeiro, são retomados pontos significativos dos estudos do autor sobre administração escolar no Brasil, incidindo sobre o paradoxo lá presente e destacando duas alternativas para a formação de dirigentes escolares: uma formação "técnica" baseada nos princípios e métodos da empresa capitalista, privilegiando as formas de controle do trabalho alheio, ou uma formação baseada no pedagógico e na educação como prática democrática.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 08/2009
  • Autor(es): Paro, Vitor Henrique
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/08.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Edição: Volume 30; Número 107
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição