Em virtude do centenário do nascimento de José Querino Ribeiro, são retomados pontos significativos dos estudos do autor sobre administração escolar no Brasil, incidindo sobre o paradoxo lá presente e destacando duas alternativas para a formação de dirigentes escolares: uma formação "técnica" baseada nos princípios e métodos da empresa capitalista, privilegiando as formas de controle do trabalho alheio, ou uma formação baseada no pedagógico e na educação como prática democrática.
Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2009
- Autor(es): Paro, Vitor Henrique
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Edição: Volume 30; Número 107
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição