A presente tese apresenta uma experiência de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa – FCP/LP com quatro professoras da Escola Municipal São João, no Quilombo Tiningu, Santarém-PA. O trabalho visa conhecer as contribuições da formação continuada para as professoras da referida escola. Trata-se de pesquisa-ação nos postulados de Carr e Kemmis (1988), realizada em 2014, com 11 encontros realizados no ambiente de trabalho das professoras, como parte integrante do Calendário Escolar/2014, com apoio da direção da escola e da SEMED/STM. Os encontros foram gravados em áudio e/ou vídeos e fotografados. O material coletado foi transcrito (PRETTI, 1999). O trabalho narra como aconteceu esse processo de formação contínua dando voz aos participantes da pesquisa como sujeitos das suas ações no ambiente escolar, fato que se configura com a Tríade Dialógica do Sujeito da Linguagem constituída na pesquisa, nas dimensões de tempo, espaço e cultura. Este trabalho, para qualificação da tese de doutorado está organizado em seis capítulos os quais deverão ser apresentados em toda sua extensão na versão final da tese. No momento apresento a introdução, o primeiro capítulo completo e parte do segundo capítulo, além das considerações parciais e do corpus transcrito.
Fios e desafios na formação continuada de professoras no quilombo Tiningu, oeste paraense: Experiências
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Scalabrin, Maria Aldenira Reis
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3792914
- Data de Acesso à Fonte: 19/10/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 289 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados