Tese

Fios e desafios na formação continuada de professoras no quilombo Tiningu, oeste paraense: Experiências

RESUMO

A presente tese apresenta uma experiência de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa – FCP/LP com quatro professoras da Escola Municipal São João, no Quilombo Tiningu, Santarém-PA. O trabalho visa conhecer as contribuições da formação continuada para as professoras da referida escola. Trata-se de pesquisa-ação nos postulados de Carr e Kemmis (1988), realizada em 2014, com 11 encontros realizados no ambiente de trabalho das professoras, como parte integrante do Calendário Escolar/2014, com apoio da direção da escola e da SEMED/STM. Os encontros foram gravados em áudio e/ou vídeos e fotografados. O material coletado foi transcrito (PRETTI, 1999). O trabalho narra como aconteceu esse processo de formação contínua dando voz aos participantes da pesquisa como sujeitos das suas ações no ambiente escolar, fato que se configura com a Tríade Dialógica do Sujeito da Linguagem constituída na pesquisa, nas dimensões de tempo, espaço e cultura. Este trabalho, para qualificação da tese de doutorado está organizado em seis capítulos os quais deverão ser apresentados em toda sua extensão na versão final da tese. No momento apresento a introdução, o primeiro capítulo completo e parte do segundo capítulo, além das considerações parciais e do corpus transcrito.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.