Artigo

Ferro, ferreiros e forja: o ensino de química pela Lei Nº 10.639/03

RESUMO

Neste trabalho, aborda-se as relações entre a ciência, o trabalho, as sociedades e como estas afetam a química que ensinamos na escola. Admitimos a invisibilidade de um passado em ciência e tecnologia dos povos africanos e da diáspora e apresentamos uma proposta de ensino de química descolonizada. Utilizamos a transformação da matéria – o ferro, pela causa motriz – os ferreiros, por meio do trabalho – a forja, para romper com a epistemologia curricular e apresentar a química de matriz africana.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2016
  • Autor(es): Benite, Anna Maria Canavarro | Silva, Juvan Pereira da | Alvino, Antônio César
  • Local de publicação: Minas Gerais
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora)
  • Identificadores: ISBN 2447-5246
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19877
  • Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 34 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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