Neste trabalho, aborda-se as relações entre a ciência, o trabalho, as sociedades e como estas afetam a química que ensinamos na escola. Admitimos a invisibilidade de um passado em ciência e tecnologia dos povos africanos e da diáspora e apresentamos uma proposta de ensino de química descolonizada. Utilizamos a transformação da matéria – o ferro, pela causa motriz – os ferreiros, por meio do trabalho – a forja, para romper com a epistemologia curricular e apresentar a química de matriz africana.
Ferro, ferreiros e forja: o ensino de química pela Lei Nº 10.639/03
Resumo
ATENÇÃO
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Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2016
- Autor(es): Benite, Anna Maria Canavarro | Silva, Juvan Pereira da | Alvino, Antônio César
- Local de publicação: Minas Gerais
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora)
- Identificadores: ISBN 2447-5246
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19877
- Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados