A escolaridade é pilar crucial da preparação dos cidadãos para a vida adulta no ocidente. Neste contexto, insucesso e abandono escolares influenciam o desenvolvimento do indivíduo. A investigação das variáveis associadas ao insucesso e abandono escolares identifica fatores de risco agrupados em 3 categorias: familiares, escolares e do aluno.O artigo propõe um modelo que integra as variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais do aluno que influenciam o seu desempenho e resultados escolares.
Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2012
- Autor(es): Lima, Luiza Nobre | Miguel, Rita Ramos | Rijo, Daniel
- Local de publicação: Coimbra
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1647-8614
- Fonte: Abre em uma nova guia http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1787/1135
- Data de Acesso à Fonte: 01/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Número 46-1
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados