Artigo

Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do Ensino Médio no Brasil

Resumo

O artigo estima os fluxos escolares do Ensino Fundamental para o Médio e os fluxos ao longo do Médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do País. Também estima quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Dentre outros resultados, indica que a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no Ensino Médio e para sua progressão ideal.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Oliva, Bruno Teodoro | Ponczek, Vladimir Pinheiro | Souza, André Portela Fernandes de | Tavares, Priscila Albuquerque
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2237-2091
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1322
  • Data de Acesso à Fonte: 04/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 36 páginas
  • Edição: Volume 42; Número 1