O estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Assim, verificou-se que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Espera-se que o modelo seja utilizado para a elaboração de políticas públicas.
Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2007
- Autor(es): Andrade, Josemberg Moura de | Arie Laros, Jacob
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Psicologia - UnB (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-3446
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n1/a05v23n1.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 09 páginas
- Edição: Volume 23; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição