O estudo identificou as características de alunos e escolas associadas ao desempenho em português e verificou as diferenças entre as regiões geográficas brasileiras. Foram analisados dados de 33.962 alunos da 3ª série do Ensino Médio de 1.661 escolas brasileiras pesquisadas no SAEB/2001. A maior contribuição para o modelo foi da variável nível socioeconômico da escola. Concluiu-se que a desigualdade entre regiões do Brasil em relação ao desempenho em língua portuguesa, é relacionada com o nível socioeconômico dos alunos e das escolas.
Fatores associados ao desempenho escolar em português: um estudo multinível por regiões
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2012
- Autor(es): Andrade, Josemberg Moura de | Laros, Jacob Arie | Marciano, João Luiz
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n77/a02v20n77.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Edição: Volume 20; Número 77
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial