A avaliação das aprendizagens é condicionada por concepções e práticas, como (a) a reprodução de modelos de ensino e avaliação, (b) objetividade na avaliação, (c) o ensino centrado no professor e (d) técnicas de testagem. Tais concepções assentam no mito da objetividade da avaliação e sustentam práticas ritualizadas. Frente a isso, os dados de investigação se mantêm próximos às práticas avaliativas docentes. Mas, mundo, alunos, e currículo mudaram e exigem mudanças no ensino-aprendizagem e avaliação.
Fantasmas, Mitos e Ritos da Avaliação das Aprendizagens
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2006
- Autor(es): Barbosa, João | Neves, Anabela
- Local de publicação: Coimbra
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1647-8614
- Fonte: Abre em uma nova guia http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1176/624
- Data de Acesso à Fonte: 01/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Número 40-3
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados