Artigo

Organização curricular da matemática no Ensino Médio: a recursão como critério

RESUMO

O artigo discute sobre a organização curricular da Matemática no Ensino Médio, apontando para a necessidade da quebra do paradigma organizacional linear, ilustrado por metáforas como: do balde, do edifício e da cadeia de elos. Para superação deste modelo outras metáforas são apresentadas– do currículo em espiral, em rede e fractal – baseado em uma perspectiva pós-moderna e da Teoria da Complexidade. Conclui-se que os conteúdos matemáticos ganham mais significado quando contextualizados em outras disciplinas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2013
  • Autor(es): Pires, Célia Maria Carolino | Silva, Marcio Antonio da
  • Local de publicação: Bauru
  • Identificadores: ISSN 1980-850X
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a02v19n2.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 2
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição