Artigo

Representação e distorções conceituais do conteúdo "filogenia" em livros didáticos de biologia do Ensino Médio

RESUMO

Este trabalho analisou a inserção do tema "Filogenia" nos livros didáticos do Ensino Médio, procurando detectar incorreções conceituais que dificultam a compreensão do tema. Nas análises, foram encontradas distorções conceituais, entre elas, confusão entre "Taxonomia" e "Sistemática", equivalência entre "evolução" e "progresso" e a concepção de evolução como sequência linear de modificações em processo direcional. Tais distorções são agravadas pela escassez de recursos para o professor sobre o tema.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2012
  • Autor(es): Lopes, Welinton Ribamar | Vasconcelos Filho, Simão Dias de
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1983-2117
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00149.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 06/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 14; Número 3
ATENÇÃO

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