Artigo

Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas

RESUMO

A dimensão internacional das políticas públicas educacionais tem sido plenamente discutida. As atividades dos agentes internacionais no domínio das políticas educacionais não podem ser compreendidas somente pela perspectiva nacional e devem ser estudadas em um nível distinto de análise. Apresentam-se três abordagens teóricas: neoinstitucionalismo/isomorfia, externalização e teoria do regime internacional. Foca-se na análise da política internacional da educação a partir do último conceito indicado.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2010
  • Autor(es): Amaral, Marcelo Parreira do
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea04.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 13/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 36; Número Especial
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição