Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física do ensino médio. A partir do exame de livros didáticos de física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria no desenvolvimento da ciência. Discute-se a importância do ensino do conceito geral de simetria e apresentam-se situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação.
Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2008
- Autor(es): Caruso, Francisco
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Física (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-9126
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbef/v30n3/3309.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 09 páginas
- Edição: Volume 30; Número 3