Artigo

Escolas, saúde e riscos na adolescência: reflexões a partir do estudo SP-PROSO

Resumo

Este estudo descreve as características do ambiente escolar em uma amostra de 2.680 adolescentes de 119 escolas do município de São Paulo. A desigualdade entre instituições revela que estudantes de escolas públicas, especialmente estaduais, enfrentam maior desordem. Disparidades na infraestrutura afetam potencialmente o bem-estar e desempenho dos escolares. O artigo examina as implicações de um ambiente escolar adverso sobre os adolescentes, destacando a necessidade de melhoras estruturais e organizacionais nas escolas públicas para promover um ambiente mais favorável ao desenvolvimento saudável e ao aprendizado.


Sobre o documento

  • Título original: Escolas, saúde e riscos na adolescência: reflexões a partir do estudo SP-PROSO
  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Cadernos de Pesquisa (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1980531411159
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Edição: Volume 55 (Cadernos de Pesquisa)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição