Este texto objetiva examinar a concepção das políticas de democratização da escolarização dos jovens, desenvolvida no início deste século. O argumento desenvolvido é de que as políticas educacionais para os jovens são resultado de medidas de adequação da educação brasileira à lógica da competitividade instaurada no capitalismo global, com características marcadas pela busca de um suposto equilíbrio inclusão/exclusão vis-à-vis à histórica limitação das ações governamentais direcionadas à igualdade dos direitos.
Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil: embates do início do século XXI
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2016
- Autor(es): Ferreira, Eliza Bartolozzi | Pochmann, Marcio
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
- Data de Acesso à Fonte: 24/01/2017
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial