Ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990 os debates em torno da descentralização da rede de ensino brasileira ganharam força ao relacionar descentralização à autonomia e à gestão democrática das unidades escolares. Essa dissertação analisa justamente uma das políticas públicas paulistas que focaram esses temas ao longo do Governo Fleury (1991-1994); o Programa de Reforma do Ensino de 1991. Ao analisar documentos e sujeitos envolvidos no processo, tais como, Diretor de Escola, Delegado de Ensino, Supervisor e Secretário Adjunto, relacionar às reformas do Estado brasileiro e aos agentes internacionais, a autora propõe uma reflexão final a partir dos dirigentes locais entrevistados em relação ao Secretário Adjunto.
Escola padrão: autonomia e gestão democrática
Resumo
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Sobre o documento
- Data de publicação: 1999
- Autor(es): Nobrega, Maria Luiza Sardinha de
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNICAMP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000186854
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 172 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados