No contexto em que foi criado, o atual Ideb significou um importante passo para assegurar maior transparência e averiguação sobre o fluxo e o aprendizado dos(as) estudantes da educação básica. No entanto, há algum tempo têm se avolumado análises que tratam de suas limitações em apreender aspectos como aqueles relacionados aos insumos e processos ou às desigualdades do sistema educacional brasileiro. Tendo em vista seu caráter normativo e a capacidade de oferecer incentivos na ação de gestores(as) e educadores(as), a revisão ou construção de um novo indicador merece atenção especial a tais temáticas, sobretudo num país como Brasil, marcado por profundas desigualdades sociais e educacionais. Neste sentido, publicação apresenta concepções filosóficas e sociológicas sobre equidade na educação. Em um segundo momento, empreende uma reflexão sobre como tais perspectivas podem ser expressas em um novo índice de desenvolvimento da educação básica, dedicando atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos(as) estudantes.
Equidade e o futuro do Ideb
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Waltenberg, Fábio
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Unibanco (Realizadora)
- Identificadores: ISBN 978-65-87509-11-2
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 60 páginas