O artigo investiga significados, afetos, dilemas e possibilidades de sujeitos educacionais em relação às avaliações externas. Através de entrevistas e encontros, uma leitura decolonial das cenas, situações e efeitos das avaliações externas em escolas é construída. Contra uma lógica mercantilista, propõe-se avaliações como práticas de (re)existência, insurgências políticas entre estudantes, professores e o sistema-escola.
Entre estudantes, professores e sistema-escola: uma possibilidade de produção de avaliações como práticas de (re)existência
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Silva, Dayani Quero da | Santos, João Ricardo Viola dos
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão (Autora) | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Autora) | Universidade Estadual de São Paulo ¨Júlio de Mesquita Filho¨ (Organizadora)
- Identificadores: ISSN 1980-4415
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a240075
- Data de Acesso à Fonte: 24/04/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 39
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição