Os debates sobre a concepção da disciplina História no Programme de Formation de l’École Québécoise (PFEQ) para o ensino primário começaram antes de sua publicação em 2001. Passados 20 anos, buscamos entender a relação entre as concepções de história no PFEQ e as expressas por professores do primário, por meio de entrevistas com 13 docentes sobre atividades de ensino-aprendizagem planejadas e implementadas. Nosso objetivo é analisar a articulação do pensamento histórico nas aulas e sua compatibilidade ou divergência em relação ao PFEQ. As entrevistas destacam a importância das escolhas sobre temporalidades, temas e recortes de objeto, enfatizando como o pensamento histórico é mobilizado e suas implicações na educação.
Entre a prescrição curricular e as práticas docentes: o currículo de ciências humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Edição: Volume 40
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição