A intensificação do debate sobre o ensino médio, inclusive nos meios de comunicação, exige contribuições e considerações teóricas. O artigo defende que o trabalho é o princípio educativo geral de todo o sistema escolar, sendo a especificidade pedagógica do ensino médio decorrente do momento vivido pelo jovem em busca de sua definição social. Assim, a apologia da profissionalização precoce é uma declaração da falência do ensino médio, humanista, "culturalmente desinteressado" e destinado a preparar dirigentes.
Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2011
- Autor(es): Nosella, Paolo
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a09.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 32; Número 117
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição