Artigo

Empoderando a educação em STEM de dentro: Um chamado para autossuficiência no Sul Global

Resumo

Este artigo explora a necessidade de desenvolver um sistema de educação STEM prático e contextualmente relevante no Sul Global para equipar as futuras gerações a participar de forma significativa na economia global e promover um desenvolvimento inclusivo. O artigo argumenta que o Sul Global deve alavancar o suporte internacional enquanto aumenta o investimento doméstico, fortalecendo as estruturas políticas nacionais, e mantendo um sistema educacional equilibrado que valorize STEM e as humanidades. Uma abordagem mais autossuficiente e criticamente engajada com o auxílio estrangeiro pode ajudar a garantir que a educação em STEM sirva às agendas de desenvolvimento nacional sem replicar padrões históricos de dependência.


Sobre o documento

  • Título original: Empowering STEM education from within: A call for self-reliance in the Global South
  • Data de publicação: 2025
  • Instituição(ões) relacionada(s): (Distribuidora)
  • Identificadores: ISSN 0738-0593
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2025.103350
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 6 páginas
  • Edição: Volume 117
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição