Este artigo explora a necessidade de desenvolver um sistema de educação STEM prático e contextualmente relevante no Sul Global para equipar as futuras gerações a participar de forma significativa na economia global e promover um desenvolvimento inclusivo. O artigo argumenta que o Sul Global deve alavancar o suporte internacional enquanto aumenta o investimento doméstico, fortalecendo as estruturas políticas nacionais, e mantendo um sistema educacional equilibrado que valorize STEM e as humanidades. Uma abordagem mais autossuficiente e criticamente engajada com o auxílio estrangeiro pode ajudar a garantir que a educação em STEM sirva às agendas de desenvolvimento nacional sem replicar padrões históricos de dependência.
Empoderando a educação em STEM de dentro: Um chamado para autossuficiência no Sul Global
Sobre o documento
- Título original: Empowering STEM education from within: A call for self-reliance in the Global South
- Data de publicação: 2025
- Instituição(ões) relacionada(s): (Distribuidora)
- Identificadores: ISSN 0738-0593
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2025.103350
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 6 páginas
- Edição: Volume 117
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição