Artigo

Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do Ensino Médio

Resumo

O artigo parte do Censo Escolar da Educação Básica entre 2007 e 2016 para abordar o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no Ensino Médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas com as quais não possuem formação compatível.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 09/2020
  • Autor(es): Costa, Roberta | Britto, Ariana | Waltenberg, Fábio
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Economia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0101-4161
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ee/v50n3/0101-4161-ee-50-03-0369.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 09/12/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 41 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial