O artigo discute os efeitos aversivos das práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem escolar. Baseando-se em dados de pesquisa coletados por meio de entrevistas com jovens do último ano do Ensino Médio, organizaram-se núcleos temáticos que permitiram identificar os aspectos aversivos do processo de avaliação da aprendizagem escolar, bem como os seus efeitos nos alunos. Na discussão, aponta-se como alternativa o processo de avaliação diagnóstica para o trabalho pedagógico dos professores.
Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2009
- Autor(es): Kager, Samantha | Leite, Sérgio Antônio da Silva
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a06v1762.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Edição: Volume 17; Número 62
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial