A revisão de literatura na qual se baseia este artigo atesta a necessidade de uma Educação renovada, adaptada às exigências da sociedade globalizada do conhecimento impostas pelo devir social contínuo e constante. Destaca-se a função relevante do conhecimento transferível enquanto motor dos domínios cognitivo, intrapessoal e interpessoal, e elencam-se quatro modelos pedagógicos. Conclui-se pela necessidade da adoção de metodologias de trabalho em sala de aula mais consoantes com os objetivos a prosseguir pelos sistemas educativos, concretamente no que respeita ao desenvolvimento da autonomia e independência na vida adulta que se reflita numa cidadania crítica e participativa.
Educar no século XXI: modelos pedagógicos que preparam para a incerteza
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304338
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Edição: Volume 33; Número 126
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição