Artigo

Educar no século XXI: modelos pedagógicos que preparam para a incerteza

Resumo

A revisão de literatura na qual se baseia este artigo atesta a necessidade de uma Educação renovada, adaptada às exigências da sociedade globalizada do conhecimento impostas pelo devir social contínuo e constante. Destaca-se a função relevante do conhecimento transferível enquanto motor dos domínios cognitivo, intrapessoal e interpessoal, e elencam-se quatro modelos pedagógicos. Conclui-se pela necessidade da adoção de metodologias de trabalho em sala de aula mais consoantes com os objetivos a prosseguir pelos sistemas educativos, concretamente no que respeita ao desenvolvimento da autonomia e independência na vida adulta que se reflita numa cidadania crítica e participativa.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304338
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Edição: Volume 33; Número 126
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição