Este artigo analisa determinações fundamentais da educação pública no Brasil, buscando compreender os desafios colocados para a efetivação de uma práxis educativa radicalmente voltada à emancipação humana. São tratadas a dificuldade histórica de constituição de um sistema nacional de educação; os crônicos problemas de subfinanciamento estatal e a hegemonia de pedagogias do aprender a aprender, que renovam o discurso desqualificador da atividade de transmissão do conhecimento humano historicamente produzido em suas formas mais desenvolvidas. Conclui-se apontando a necessidade da defesa da educação pública como um direito social, articulado às lutas por um projeto educacional emancipatório.
Educação pública como direito social: desafios para a construção de um sistema articulado no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2019
- Autor(es): Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Revista Katálysis (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-0259
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rk/v22n3/1982-0259-rk-22-03-502.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição