Artigo

Educação não formal: história e crítica de uma forma social

Resumo

O artigo analisa criticamente a história da educação não formal no Brasil, vinculando seu surgimento a um projeto conservador durante a Ditadura Militar para mitigar a força da educação popular. Examina o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) como substituição à educação de adultos referenciado em Paulo Freire. Identifica a associação hegemônica entre Estado, entidades privadas e sociedade civil nas práticas educacionais, que prevaleceu nas décadas subsequentes, especialmente nos anos 1990, com o crescimento das ONGs e do terceiro setor.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Catini, Carolina de Roig
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/T9cHypgGYtCzYFYD4ftqdrr/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 25/01/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Volume 47
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial