Artigo

Educação integral no Brasil: potencialidades e limites em produções acadêmicas sobre análise de experiências

Resumo

O artigo mostra resultados de publicações sobre experiências de educação integral no Brasil. Evidenciou-se uma tendência em concepções de educação integral, como assistencialismo; quanto ao funcionamento, é crucial pensar a formação de professores, integração de novos atores na equipe, mudanças estruturais escolares; a integração dessas ações requer identificar espaços não escolares para desenvolver a jornada ampliada e articular saberes fora da escola; a avaliação do impactos das ações é incipiente.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 03/2016
  • Autor(es): Castanho, Marisa Irene Siqueira | Mancini, Silvana Gomes
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4465
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n90/1809-4465-ensaio-24-90-0225.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Edição: Volume 24; Número 90
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial