O autor propôs a elaboração deste estudo visando responder a seguinte questão: como se deram as principais disputas entre os atores envolvidos com a discussão da Reforma do Ensino Médio no Brasil? Definiu como objetivo principal da pesquisa analisar estas disputas através da identificação dos aspectos mais relevantes da discussão, pela descrição dos atores envolvidos, pela análise das coalizões formadas, dos recursos de poder por elas utilizados e pela compreensão da dinâmica dos conflitos entre elas. Para fundamentar estas análises, foi utilizado o Modelo de Coalizões de Defesa, que tem como foco principal a compreensão do processo político através da análise da interação de diferentes atores, agrupados em coalizões, que procuram, com base em suas crenças, influenciar as decisões sobre um determinado tema.
Educação em disputa: uma análise sobre os conflitos decorrentes da reforma do ensino médio no Brasil sob prisma do modelo de coalizões de defesa
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Carvalho, José Maurício Ávilla
- Local de publicação: Seropédica
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7739954
- Data de Acesso à Fonte: 31/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 150
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações