Artigo

Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico

RESUMO

O artigo discute as problemáticas da cultura organizacional para a compreensão do funcionamento cotidiano das organizações escolares. Parte de três dimensões analíticas: as relações entre a “estrutura” (formal) e “ação” (informal) e entre o “exterior” (fora) e o “interior” (dentro) da escola; a natureza multiforme e dinâmica inerente aos processos de construção e reconstrução da cultura; a diferenciação teórica e conceitual entre “cultura escolar” e a “cultura organizacional escolar”.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2005
  • Autor(es): Torres , Leonor Maria de Lima
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4465
  • Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000400003
  • Data de Acesso à Fonte: 14/11/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Edição: Volume 13; Número 49
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial