Este artigo examina como a disputa pelo fundo público, a reconfiguração dos atores educacionais e a convergência entre neoliberalismo educacional e neoliberalismo autoritário vêm redesenhando a política educacional brasileira, com foco no ciclo aberto pela tramitação do Plano Nacional de Educação 2025–2035 e pela revisão do Ensino Médio.
Direito à educação versus "direito à aprendizagem": novíssimo ensino médio, PNE e a disputa pelo fundo público
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: Direito à educação versus 'direito à aprendizagem': novíssimo ensino médio, PNE e a disputa pelo fundo público
 - Data de publicação: 2025
 - Autor(es): Cara, Daniel | Pessôa, Monique Rufino Silva
 - Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação (Autora) | Faculdade de Educação da USP (Editora)
 - Identificadores: ISSN 1808-799X
 - Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.22409/tn.intercriticaVI.06
 - Suporte: Texto
 - Tipologia: Artigo
 - Tamanho: 23 páginas
 - Edição: Edição especial GT 9 - Anped; Out 2025 (Trabalho necessário)
 - Tipo Licença: Todos os direitos reservados