Este trabalho analisa desigualdades no acesso ao Ensino Médio ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc-PA) entre 2000 e 2020, com foco em dois programas: Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP). A partir da comparação entre as taxas de acesso e de atraso na etapa, são verificadas as desigualdades entre as populações urbana e rural com recortes de raça. Os resultados apontam avanços gerais no acesso à etapa no período; no entanto, as desigualdades de exclusão e de qualidade da oferta entre áreas rurais e urbanas não apenas permanecem, mas se sobrepõem à de raça.
Desigualdade socioespacial de acesso e conclusão do Ensino Médio e a oferta de programas alternativos nas áreas rurais do Pará entre 2000 e 2020
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Passos, Felipe Garcia | Girotto, Eduardo Donizeti
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora) | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304907
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 33; número 127 (Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição