Artigo

Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola: como pesquisar um espaço íntimo

Resumo

A maior parte das pesquisas sociológicas sobre a relação família-escola adota entrevistas como ferramenta metodológica, enquanto observações ocorrem mais em instituições educativas. As metodologias discursivas geralmente consideram um único informante, ignorando dinâmicas familiares internas. Neste artigo, pesquisadores analisam a desconfiança em entrevistas e estratégias para mitigar possíveis limitações, além dos desafios ético-metodológicos para observações em espaços domésticos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): (Autora) | (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 41 (Educar em Revista)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição