A maior parte das pesquisas sociológicas sobre a relação família-escola adota entrevistas como ferramenta metodológica, enquanto observações ocorrem mais em instituições educativas. As metodologias discursivas geralmente consideram um único informante, ignorando dinâmicas familiares internas. Neste artigo, pesquisadores analisam a desconfiança em entrevistas e estratégias para mitigar possíveis limitações, além dos desafios ético-metodológicos para observações em espaços domésticos.
Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola: como pesquisar um espaço íntimo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): (Autora) | (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 41 (Educar em Revista)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição