Os avanços da IA têm impulsionado uma nova era de inovação e transformação em diversos contextos, incluindo o educacional. No contexto universitário, os principais desafios levantados foram o risco de plágio, a dependência das ferramentas de IA, a falta de reflexão crítica e as dificuldades de infraestrutura e financiamento. Entretanto, destaca-se que a IA é reconhecida como um potencial apoio para o desenvolvimento de disciplinas e a facilitação da gestão administrativa.
Desafios e oportunidades da inteligência artificial no ensino superior: percepções dos docentes no ambiente universitário
Sobre o documento
- Título original: Desafios e oportunidades da inteligência artificial no ensino superior: percepções dos docentes no ambiente universitário
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Costa, Marcelle Feitoza Bassi | Tinoco, Gabriel Orsi | Corrêa, Nicholas dos Santos Faria | Botelho, Pedro Cariello | Fontainha, Tharcisio Cotta
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Campinas (Editora) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1982-57652025v30id286435
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 30 (Revista da Avaliação da Educação Superior)
- Tipo Licença: Exige atribuição