O presente documento apresenta uma síntese conceitual e prática dos fundamentos, desafios e oportunidades da avaliação participativa a partir de uma abordagem decolonial. A proposta parte do reconhecimento de que os processos avaliativos sem paradigmas universalistas e métricas homogêneas frequentemente reproduzem desigualdades históricas e silenciam epistemologias situadas, sobretudo aquelas produzidas por populações racializadas.
De colonialidade em avaliações: Práticas participativas e reconstrução epistêmica a partir do Sul Global
Sobre o documento
- Data de publicação: 2026
- Autor(es): Firmiano, Marília | Póvoas, Gabriel Porto
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (Editora) | BRICS Policy Center (Produtora)
- Identificadores: ISSN 2357-7681
- Fonte: Abre em uma nova guia https://bricspolicycenter.org/programs/participatory-and-intersectional-monitoring-and-evaluation-hub-prime/
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 52 páginas
- Edição: Volume 13; Número 1 (BPC Papers)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição