O artigo destaca a proliferação discursiva contemporânea em torno das condutas do alunado tidas como indisciplinadas, situando-a, em diálogo com a conceituação foucaultiana, em um quadro institucional atravessado por demandas multiformes de governamento dos sujeitos escolares. Para tanto, o texto oferece uma configuração da produção acadêmica sobre a temática disciplinar e apresenta os resultados de ocorrências disciplinares do Ensino Médio de uma escola pública.
Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2011
- Autor(es): Aquino, Júlio Roberto Groppa
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a07v41n143.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 25/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 29 páginas
- Edição: Volume 41; Número 143
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial