Artigo

Reformas curriculares y cambio sistémico: una articulación ausente pero necesaria para la innovación

RESUMO

O artigo reflete sobre as inovações curriculares vinculadas aos processos de reforma curricular empreendidos nas últimas décadas no México. A pretensão de impulsionar os processos de inovação curricular como motor da transformação na educação pode dar sentido aos propósitos inerentes às reformas curriculares. No entanto, continua crescendo um enfoque centralizado e de implantação de "cima para baixo", sem que se consiga articular uma mudança sistêmica e que envolva efetivamente as práticas educativas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 05/2012
  • Autor(es): Arceo, Frida Díaz-Barriga
  • Local de publicação: México
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidad Nacional Autónoma de México (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2007-2872
  • Fonte: http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v3n7/v3n7a2.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 3; Número 7
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.