Artigo

Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio

RESUMO

O artigo reflete sobre a incidência de uma cultura de consumo de mercadorias nas construções de sentido de adolescentes do Ensino Médio. A partir das perspectivas da Arendt, Bauman e Freire Costa, buscou-se tecer análises que colaboram para a compreensão do desinteresse juvenil nas atividades de sala de aula. Concluiu-se que, dadas as atuais demandas comportamentais em torno do consumo, a condição juvenil tem se mostrado resistente a construções de sentido que vejam o aprendizado inserido em um projeto de longo prazo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2012
  • Autor(es): Oliveira, Adriano Machado | Tomazetti, Elisete Medianeira
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/er/n44/n44a12.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Número 44
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial