Artigo

Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória

RESUMO

Texto reconstrói trajetória do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Farenzena, Nalú
  • Local de publicação: Brasília
  • Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/204340
  • Data de Acesso à Fonte: 04/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 12 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual