Texto reconstrói trajetória do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção de CAQ, em contraposição ao valor mínimo por aluno, foi afirmada como parâmetro para a política de financiamento da educação e envolve a identificação de condições de qualidade do ensino e o dimensionamento dos seus custos, para estimar os recursos financeiros. Sua regulamentação é objeto de acirradas disputas na agenda de políticas educacionais.
Custo aluno-qualidade: resenha de uma trajetória
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Farenzena, Nalú
- Local de publicação: Brasília
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/204340
- Data de Acesso à Fonte: 04/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual