O artigo discute as problemáticas da cultura organizacional para a compreensão do funcionamento cotidiano das organizações escolares. Parte de três dimensões analíticas: as relações entre a “estrutura” (formal) e “ação” (informal) e entre o “exterior” (fora) e o “interior” (dentro) da escola; a natureza multiforme e dinâmica inerente aos processos de construção e reconstrução da cultura; a diferenciação teórica e conceitual entre “cultura escolar” e a “cultura organizacional escolar”.
Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2005
- Autor(es): Torres , Leonor Maria de Lima
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000400003
- Data de Acesso à Fonte: 14/11/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 13; Número 49
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial