Analisa-se a construção da linguagem gráfica em uma sequência de aulas sobre calor e temperatura, inserida em um laboratório investigativo. Destaca-se o papel do professor na medida em que ele articula as linguagens à sua disposição com o objetivo de traduzir a linguagem coloquial em linguagem científica. Assim, contorna-se o mecanicismo matemático das aulas tradicionais de física, em que a linguagem matemática torna-se um obstáculo à aprendizagem dos conceitos físicos.
Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de física
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Carmo, Alex Bellucco do | Carvalho, Anna Maria Pessoa de
- Local de publicação: Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-850X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n1/v15n1a04.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 15; Número 1