Este estudo analisa as concepções de currículo dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de formação inicial de professores do campo em universidades federais da Região Norte do Brasil. Utilizando-se de uma abordagem documental, baseada em teóricos críticos como Apple, Freire e Quijano, o estudo identifica que os PPCs analisados incorporam referências teóricas críticas, marxistas, freireanas e decolonizadoras. Observa-se uma preocupação maior com as prescrições legais do que com os fundamentos teóricos, além de uma polifonia teórica com autores de diversas perspectivas. Conclui-se que os PPCs refletem uma diversidade de conceitos e princípios, sem uma única abordagem teórica predominante.
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do campo na amazônia
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.87484
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 40
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição