Artigo

Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do campo na amazônia

Resumo

Este estudo analisa as concepções de currículo dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de formação inicial de professores do campo em universidades federais da Região Norte do Brasil. Utilizando-se de uma abordagem documental, baseada em teóricos críticos como Apple, Freire e Quijano, o estudo identifica que os PPCs analisados incorporam referências teóricas críticas, marxistas, freireanas e decolonizadoras. Observa-se uma preocupação maior com as prescrições legais do que com os fundamentos teóricos, além de uma polifonia teórica com autores de diversas perspectivas. Conclui-se que os PPCs refletem uma diversidade de conceitos e princípios, sem uma única abordagem teórica predominante.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.87484
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Edição: Volume 40
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição