Artigo

Como nascem os sonhos de jovens em desvantagem social?

Resumo

Este artigo, baseado em dados com estudantes adolescentes brasileiros e colombianos, propõe uma tipologia de sonhos: sonho como necessidade, sonho como oportunidade, sonho como alteridade e sonho como fruição. Discute-se como esses sonhos se manifestam no ambiente escolar e nas aulas de matemática e a importância da escola em proporcionar sonhos a jovens em desvantagem social.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Soares, Daniela Alves
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de São Paulo ¨Júlio de Mesquita Filho¨ (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-4415
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a240037
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Edição 39; Dossiê PPGEM 40 anos
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial