Reflete sobre os possíveis impactos da inclusão da sociologia nos currículos do Ensino Médio, sob diferentes perspectivas: a)perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) o ensino de sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) caráter de alfabetização científica da sociologia, ao equipar estudantes com teorias e métodos. A escolha ser norteada pela responsabilidade em formar cidadãos autônomos.
Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável ou seria o inverso? - Volume 39; Número 1
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2014
- Autor(es): Moraes, Amaury Cesar
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 2175-6236
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a03.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 39; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição