O argumento central da pesquisa “Ciência do Afeto e Clima Escolar: (re)pensando as masculinidades negras na escola pública" é o de que estudantes se sentem acolhidos por estratégias afetivas, especialmente quando há alta expectativa de docente para com estudantes e estímulos positivos (elogios, por exemplo), e tentativas de aproximação e engajamento estudantil nos processos escolares. Essas percepções positivas criam possibilidades relacionais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem e ampliam a motivação de estudantes de estarem presentes em aula e mais engajados com a participação e responsabilidade escolares, o que tende a favorecer também os perfis mais vulneráveis, com mais chance de ter baixo desempenho, de sofrer retenção e evasão. Argumento que a “Ciência do Afeto” (metodologia educacional detalhada no item 1.4) e/ou outras metodologias que visem o estímulo a relações afetivas entre professores e estudantes disputam jovens com as chances de evasão escolar.
"Ciência do afeto” e clima escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Melo, William Corrêa de
- Instituição(ões) relacionada(s): Revista Periferias (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistaperiferias.org/materia/ciencia-do-afeto-e-clima-escolar/?ided=2224&pdf=2419
- Data de Acesso à Fonte: 15/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial