Dissertação

Representações e ensino de História: imagens de alunos do Ensino Médio sobre a escravidão negra no Brasil

RESUMO

Tem por objetivo as representações sociais de alunos do Ensino Médio sobre a escravidão negra no Brasil em suas possíveis relações com os contextos socioeconômicos e culturais aos quais pertencem. O resultado aponta uma maioria de alunos perpetuando uma visão vitimizadora do escravo e, num número reduzido de alunos, a presença de elementos que apontam para uma visão mais crítica e para a complexidade da vida escrava no Brasil em consonância com a nova historiografia sobre a o tema.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2009
  • Autor(es): Campos, Simone Calil Ramos
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7Z8P5H
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 256 páginas
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.